1. De modo geral, como você define o Ayurveda?

R: O Ayurveda é a medicina indiana que promove uma harmonia do ser humano com a natureza. Toda a abordagem terapêutica  começa com um diagnóstico do desequilíbrio psico-físico da pessoa que é realizado pela história detalhada  e exame físico minucioso.

  1. Qual é a importância de uma boa digestão para Ayurveda?

R: No Ayurveda a digestão é denominada de agni ou fogo digestivo. o médico deve acessar o fogo digestivo do paciente através da história e exame físico. Sem um bom agni não existe saúde, ou seja, sem uma boa digestão não há saúde na visão da Medicina Ayurvedica.

  1. Segundo o Ayurveda, quais são os melhores horários para se alimentar? 

R: No Ayurveda afirma-se que devemos tomar café da manhã como um príncipe, almoçar como um rei e jantar como um mendigo, ou seja, a principal refeição é o almoço e o jantar deve ser mais leve. O horário do café deve ser cedo entre 7:00 h e 8:00  horas, o almoço entre 12:00 e 13:00 h e o jantar entre 18:00 e 19:00 h.  dormir cedo e acordar cedo é uma regra no Ayurveda ( “ Deus ajuda quem cedo madruga”)

  1. Algum chá é indicado para “abrir o apetite” antes das refeições? Quais?

R: Para melhorar o agni e aumentar o poder digestório recomenda-se a seguinte decocção: chá de gengibre, uma pitada de sal marinho e 5 gotas de limão, 30 minutos antes das refeições.

  1. Para o Ayurveda, é mais importante comer só quando tiver fome ou manter uma rotina com horários estabelecidos para as refeições? Por quê?

R: O Ayurveda recomenda comer apenas quando a pessoa estiver com fome, ou seja, quando a refeição anterior foi digerida para não prejudicar o agni.

  1. De modo geral, quais são as recomendações gerais para a escolha e preparo dos alimentos, a fim de promover uma boa digestão?

R: Deve-se cozinhar os alimentos, evitar alimentos  frios e bebidas geladas, utilizar condimentos na dieta como gengibre, coentro, cominho, açafrão da terra, mastigar  bem os alimentos e usar chá de erva doce ou funcho após as refeições. Além disto o uso do ghee está indicado para melhorar a digestão e evacuação. Os alimentos recomendados são aqueles que nós conseguimos imaginar crescendo na natureza, da mesma região e estação do ano. Em outras palavras: comida de verdade, fresca e orgânica.

  1. Como funciona a recomendação de “dividir o estômago em quatro partes”? Por que isso é importante?

R: O estomago deve ser dividido em 4 partes: metade de comida fresca, um quarto de água morna ou chá de ervas ( erva doce) e um quarto vazio,  saímos da mesa com um pequeno espaço no estômago. A Medicina Ayurvedica recomenda nunca ficar empanturrado mas comer com moderação.

  1. Há outras dicas para o momento da refeição (postura, comportamentos não recomendados, etc)?

R: Deve-se alimentar-se na mesa, sentado confortavelmente, concentrado na comida, sem celular, televisão ou computado, mastigar  bem os alimentos e beber um pouco de água morna para auxiliar a digestão.

  1. O que fazer após cada refeição? É recomendável caminhar, trabalhar ou tirar um cochilo, por exemplo? Por quê?

R: Fazer uma pequena caminhada após as refeições ajuda na digestão. Um chá de funcho ou erva doce também auxilia o processo digestório.

  1. Você gostaria de acrescentar outras recomendações gerais para uma boa digestão?

R: Atividade física regular ajuda na digestão e evacuação, o Ayurveda recomenda exercícios até a metade da capacidade da pessoa, ou seja, se o máximo de caminhada é uma hora, faz-se 30 minutos de caminhada regularmente. A Organização Mundial de Saúde – OMS  recomenda 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, 5 vezes 30 minutos, 4 vezes 40 minutos ou 3 vezes 50 minutos por semana de exercícios. Outra recomendação é iniciar o dia com um copo de água bem cheio com 5 gostas de limão em jejum pela manhã.

 

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)