Dieta para Vata: quente, oleosa, úmida e nutridora,

Alimentos que devem ser priorizados:                      

Sabores: adocicado, ácido e salgado            

  • Frutas– as frutas maduras e adocicadas são as melhores: banana, cereja, amora, uva, limão, lima, melão, laranja lima, pêssego, abacaxi, ameixa, mamão, abacate, coco
  • Vegetais– devem ser cozidos com condimentos e ghee: aspargo, beterraba, cenoura, pepino, cebola, ervilha, batata doce, abóbora, espinafre, lentilha, azeitona, alho, feijão verde, aipim, inhame, cará, brócolis e couve-flor, algas e bardana
  • Cereais– devem ser cozidos ou aquecidos: aveia, quinoa, arroz basmati e integral, trigo
  • Leguminosas– devem ser cozidas com condimentos: lentilhas, ervilhas, feijão moiachi e tofu
  • Laticínios– leite orgânico e derivados são bons para Vata: leite de vaca ou de cabra, buttermilk, ghee, queijo minas, coalhada ( de preferencia orgânicos)
  • Alimentos de origem animal– são nutridores para Vata: galinha caipira ou frango orgânico, ovos, peixes e frutos do mar, peito de peru.
  • Condimentos– a maioria dos temperos estão indicados: pimenta, tomilho, cravo, canela, cardamomo, cominho, coentro, alho, gengibre, noz moscada, orégano, hortelã, açafrão, alecrim, cebola, erva doce, manjericão, orégano, salsa, cebolinha e louro
  • Oleaginosas– todas estão indicadas com moderação: castanhas, amêndoas, pistache, nozes, gergelim ( tahine), amendoim e coco
  • Óleos– moderadamente são bons: ghee, gergelim, azeite de oliva e óleo de abacate
  • Bebidas– leite de amêndoas, suco de frutas indicadas, leite de soja morno com condimentos, leite de arroz, leite morno com condimentos, água de coco
  • Chá de ervas– camomila, erva doce, gengibre fresco, canela, capim limão, hortelã
  • Adoçante– açúcar mascavo, rapadura, mel, agave, sucralose e estévia

Alimentos que devem ser evitados: frios, secos, leves e gelados

Sabores que devem ser evitados: amargo e adstringente  

  • Frutas– frutas secas, passas, maçã e pera ( cruas), melancia
  • Vegetais– crus, secos e frios: alface, tomate, brotos, berinjela, batata e saladas
  • Cereais-secos: granola, milho, painço, centeio
  • Leguminosas– feijões, soja, azuki
  • Latícinios– leite em pó, leite em caixinha, sorvete, iogurte ( leite deve ser orgânico)
  • Alimentos de origem animal– carnes vermelhas, carne de porco, carne de coelho
  • Condimentos– todos são bons para Vata com moderação
  • Oleaginosas– todas são boas para Vata com moderação
  • Óleos– são bons para Vata quando utilizados com moderação
  • Bebidas– evitar estimulantes: álcool, mate, café, refrigerantes, chocolate, chá preto
  • Adoçante: evitar doces e produtos com açúcar branco, sacarina e aspartame

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

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