Eu tive a oportunidade de ler 2 livros que foram publicados recentemente em português sobre meditação:

1. “Transcendência, Como alcançar a cura e a transformação por meio da meditação” de Dr. Norman E. Rosenthal, editora Prumo. O autor é professor de psiquiatria na George Town Medical School e pesquisador do National Institute of Medical Health há 30 anos. O livro desmistifica a prática e os benefícios da Meditação Transcendental. Trata-se de uma técnica não religiosa que produz um estado profundo de relaxamento físico e mental fundamentada na tradição indiana. Rosenthal ilustra suas considerações com uma rica pesquisa sobre o assunto demonstrando os benefícios do método em distúrbios como: estresse, ansiedade, depressão, vícios e déficit de atenção.

2.“Meditação para Leigos” de Stephan Bodian, editora Alta Books. O autor é psicoterapeuta e vem praticando e ensinando meditação há mais de 35 anos. O título engana pois parece algo superficial para desconhecedores do assunto, na verdade é um tratado sobre meditação e sua leitura pode beneficiar tanto os neófitos quanto aqueles meditadores mais experientes. Apresenta a história da meditação e várias dicas para os iniciantes mas também para aqueles que já praticam há muitos anos. Relata as mais importantes pesquisas sobre meditação e acompanha um CD com orientações sobre as técnicas de meditação ensinadas no livro. Recomendo sua leitura a todas as pessoas interessadas em autoconhecimento.

 

 

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *