1. A filosofia médica oriental recomenda uma rotina diária de hábitos saudáveis. A moderação e o equilíbrio são o caminho para a saúde física, mental e emocional.

2. Pela manhã, em jejum, tome um copo de água tépida com 5 gotas de limão.

3. A alimentação deve ser feita em ambiente tranquilo, sem computador ou TV. Os alimentos devem ser naturais, sem quimiotóxicos, da mesma região e estação que nós vivemos. O alimento é um poderoso medicamento ou um poderoso veneno.

4. O Ayurveda recomenda uma rotina equilibrada com 8 horas de descanso noturno (sono), 8 horas de trabalho ( excessos no trabalho são prejudiciais a nossa saúde) e 8 horas para outras atividades: alimentação, transporte, exercícios, higiene, meditação.

5. Recomenda-se apenas alimentar-se quando estiver com fome, não deixar um intevalo muito grande entre as refeições, tomar café como um princípe, almoçar como um rei e jantar como um mendigo, ou seja, a refeição noturna é a mais leve de todas.

6. Aconselha-se dormir cedo e acordar cedo: “ Deus ajuda quem cedo madruga”

7. Auto-massagem regularmente com óleo de gergelim (friorentos) ou coco (calorentos)

8. Devemos dividir nosso estômago em 4 partes: 2/4 ou metade de comida, ¼ de líquidos ( evite gelados) e ¼ vazio, saímos da mesa com um pequeno espaço no estômago.

9. Para perder peso evite carboidratos após as 18:00 h. e beba água antes das refeições.

10. Para evitar ansiedade e dificuldade no sono procure ter uma rotina organizada e regular, evite cafeína após as 14:00 h. e busque técnicas de relaxamento a noite.

11. Lembre-se que excesso de TV, computador e celular são pejudiciais a saúde pois geram radicais livres que acumulam no corpo e promovem doenças.

12. Procure fazer atividades ao ar livre, ler bons livros e praticar atividades físicas. Lembre-se que o melhor exercício é aquele que fazemos com regularidade e orientação.

13. A prática da meditação é recomendada a todos. Semelhante as grandes conquistas necessita de regularidade, persistência e paciência. Apresenta efeitos benéficos nos seguintes distúrbios: estresse,ansiedade, depressão, fadiga, insônia, HAS, doenças psicossomáticas, dor crônica, obesidade, reduz o colesterol e melhora a imunidade.

14. A busca do autoconhecimento é importante para desenvolvermos nosso potencial latente. Dedique alguns minutos, diáriamente, ao silêncio e introspecção.

15. Indicamos uma literatura complementar ao tratamento:
1. Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda
2. A Eterna Busca do Homem de Paramahansa Yogananda
3. Meditação para Leigos de Stephan Bodian
4. Anticâncer de David Sevan-Schreiber
5. Cozinha Vegetariana de Caroline Bergerot
6. Saúde Perfeita de Deepak Chopra
7. A Ciência de Ser Feliz de Susan Andrews

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *