VISÃO AYURVEDICA DA DOR DE GARGANTA: ENTREVISTA

Visão Ayurvedica para as dores de garganta

1) Como a medicina Ayurveda vê a dor de garganta? Ao que está associada a enfermidade?
R: O Ayurveda propões uma mudança de paradigma ao tratar a pessoa e não a doença. Nesta filosofia médica oriental o desequilíbrio de Vata ( ar e espaço), Pitta ( fogo e água) e Kapha ( água e terra) são as raízes do adoecimento do ser humano. A amigdalite (dor de garganta) é um processo inflamatório que está relacionado com o desequilíbrio de Pitta ( fogo e água).
2) Com a chegada do inverno, os casos de dores de garganta também aumentam, como preveni-los?
R: O Ayurveda propõe melhorar nosso sistema imunológico ao aumentar a nossa vitalidade através de uma rotina diária de hábitos saudáveis. Na filosofia ayurvédica o estilo de vida é o mais importante: regularidade na rotina diária, dieta saudável com alimentos da mesma região e estação do ano (utiliza-se apenas comida orgânica que você consegue imaginar crescendo na natureza), atividade física, pratica de Yoga e meditação são algumas orientações para melhorar o sistema imunológico e a vitalidade. Outra importante recomendação é utilizarmos os condimentos na nossa dieta: gengibre, açafrão, curry, pimenta do reino, canela, noz moscada, cominho e coentro são os mais indicados.
3) É possível usar soluções caseiras, como gengibre, chá e gargarejos para aliviar os sintomas das dores de garganta?
R: Sim, usamos chá gengibre mas também hortelã e casca de romã
4) Qual a diferença da Ayurveda para a medicina tradicional?
R: O Ayurveda é uma medicina tradicional indiana, já a medicina ocidental nada tem de tradicional mas sim uma racionalidade fundamentada na metodologia científica. O Ayurveda olha a pessoa e seus desequilíbrios a medicina ocidental, cartesiana e reducionista, observa apenas a doença sem levar em conta o individuo. O Ayurveda é fundamentado em uma filosofia já a alopatia baseia-se em evidencias cientificas.
5) Quais remédios naturais podem ser utilizados para o alívio dos sintomas e quais seus efeitos?
R: O Ayurveda acredita no poder de cura da natureza e afirma que na região que nós vivemos é onde encontramos os remédios naturais através da comida e das plantas medicinais locais.
Podemos utilizar as seguintes plantas medicinais com efeito anti-inflamatório e analgésico:
1- Unha de gato
2- Hortelã
3- Casca de romã
4- Gengibre
5- Canela em casca
6- Capim limão

Aderson Moreira da Rocha
Aderson Moreira da Rocha
Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.
Recent Posts