ENTREVISTA COM DR. ADERSON MOREIRA DA ROCHA SOBRE A CURA ATRAVES DO AYURVEDA

ENTREVISTA COM DR. ADERSON MOREIRA DA ROCHA SOBRE A CURA ATRAVES DO AYURVEDA:

1- As pessoas buscam as clinicas de Ayurveda para alcançar a cura?
R; Sim, na Índia existem mais de 500 clinicas e hospitais dedicados somente a Medicina Ayurvedica que tratam crianças, adultos e idosos apenas com esta racionalidade médica indiana. No Brasil o Ayurveda é considerado uma terapia alternativa que vem ganhando atenção pela sua abordagem eficaz e suave sem os deletérios efeitos colaterais das drogas alopáticas.

2- Há casos de cura apenas pelo método Ayurveda?
R; Sim, acompanho muitos pacientes que foram curados pela Medicina Ayurvedica através de suas varias ferramentas terapêuticas. O diferencial aqui é que o Ayurveda trata a pessoa e não a doença. A medicina ocidental, com sua abordagem reducionista, concentra-se na doença e esquece do ser humano que apresenta aquela patologia. Para o Ayurveda o individuo é mais importante que a doença. Os desequilíbrios físicos e emocionais são a raiz do adoecimento e através das terapias naturais ayurvedicas podemos restaurar a harmonia psicofísica perdida.

-3- Há comprovação de que a pessoa foi curada com o Ayurveda?
R: Na Índia acompanhei muitos pacientes que ficaram curados com o tratamento ayurvedico através das suas terapias naturais: fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), dieta equilibrada, oleações através das massagens, métodos de sudação, mudanças no estilo de vida, terapia de desintoxicação, indicação de prática de Yoga e meditação. Os médicos indianos relatam curas em diferentes tipos de distúrbios físicos, mentais e emocionais, porem o mais importante é que abordagem deve ser feita de forma individualizada.

– 4- As pessoas usam apenas o Ayurveda ou é um complemento junto a medicina ocidental?
R; Em muitos casos podemos utilizar o Ayurveda como principal tratamento ou, em casos graves, fazemos uma associação com a medicina ocidental. Por exemplo tratamos muitos pacientes com câncer associando a Medicina Ayurvedica a Alopatia para melhorar a vitalidade, a qualidade de vida e também suavizar os efeitos colaterais do tratamento do câncer. O Ayurveda é a medicina do estilo de vida, ou seja, o ênfase principal é a rotina diária de hábitos saudáveis que devem ser recomendados de acordo com os nossos desequilíbrios.
Dr. Aderson Moreira da Rocha, médico de família, reumatologista, especialista em acupuntura pela Associação Médica Brasileira e em Ayurveda pelo Arya Vaidya Pharmacy ( Índia). Presidente da Associação Brasielira de Ayurveda

Aderson Moreira da Rocha
Aderson Moreira da Rocha
Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.
Recent Posts