DIPANA PATHANA : PROMOVE A DIGESTÃO E ELIMINA TOXINAS DIGESTIVAS

Podemos separar as terapias ayurvedicas em Shamana (pacificação do Dosha) e Shodana ( eliminação do Dosha). Dipana e Pachana fazem parte de Shamana, ou seja, pacificação do Dosha. O Dipana estimula o Agni ( poder digestório) mas não elimina ama ( toxinas digestivas) já  Pachana elimina ama ( toxinas digestivas) mas não aumenta Agni ( poder digestório). Se o Agni está competente não há a formação de ama. Porem se o ama já estiver formado deve-se utilizar o ama-Pachana para eliminar acumulo de toxinas digestivas.  A sintomatologia de acumulo de ama (toxinas digestivas) é: sensação de peso, fadiga, preguiça, fraqueza, salivação, mau hálito, má digestão, ausência de fome. flatulência, constipação e língua com cobertura grossa e pegajosa. Existem plantas medicinais que tem ação Dipana (aumenta o poder digestório) e outras Pachana (elimina toxinas digestivas), a diferença é no momento do uso: Dipana antes da refeição e Pacana após a refeição.

Recomendações ayurvedicas para beneficiar o Agni ( poder digestório):

  1. Alimente-se apenas se a refeição anterior tiver sido digerida e você sentir fome
  2. Chá de gengibre com uma pitada de sal de rocha ou sal marinho e 5 gotas de limão, 30 minutos antes das refeições
  3. Atividade física moderada e regular aumenta o Agni
  4. Evite comer até ficar empanturrado, ou seja, saia da mesa com um espaço no estômago
  5. Não use gelados pois são deletérios a digestão ( prejudicam o Agni)
  6. Agua morna, em pequena quantidade, durante a refeição ajuda na digestão
  7. Mastigue bem os alimentos e não substitua a mastigação adequada pela deglutição de líquidos junto com a comida
  8. Utilize condimentos na sua dieta: cominho, coentro, gengibre, curry, pimenta do reino, açafrão da terra, canela e noz moscada aumentam o poder digestório
  9. Busque uma alimentação com comida leve, ou seja, de fácil digestão e evite alimentos pesados (carnes em excesso)
  10. Procure usar uma colher de chá de ghee ( manteiga clarifiicada) na comida

Ama Pachana: elimina ama ( toxinas digestivas) mas não aumenta Agni ( poder digestório),  e deve ser utilizado após as refeições. Abaixo algumas plantas medicinais usadas como ama Pachana divididas por cada Dosha:

Vata ( espaço e ar) Pitta ( fogo e água) Kapha ( água e terra)
Gengibre Coentro Gengibre
Pimenta do reino Neem Pimenta do reino
Funcho ou erva doce Lima Cominho
Pimenta longa Tamarindo Alfavaca
Canela Funcho ou erva doce Mostarda
Assafétida Pimenta longa
Mostarda

Ervas que possuem, ao mesmo tempo, efeito Dipana e Pachana. Se forem utilizadas antes da comida aumentam o Agni ( poder digestório) porem ingeridas após a refeição eliminam ama ( toxinas digestivas): funcho ou erva doce, pimenta longa, gengibre, pimenta do reino, assafétida e trikatu ( fórmula com gengibre seco, pimenta do reino e pimenta longa). Por ultimo o Ayurveda, apenas, recomenda alimentos da mesma região, estação do ano e aquela comida que nós conseguimos imaginar crescendo na natureza.  Terminamos com a frase do Ashtanga Hrdaya, tratado do sábio Vagbhata, que é o coração dos 8 ramos do Ayurveda:

Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam ( o bom e ruim em tudo) e age sabiamente, que não é apegado ( demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais ( agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças”

Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha, médico de família, reumatologista, especialista em Acupuntura pela Associação Médica Brasileira e especialista em Ayurveda pela Associação Brasileira de Ayurveda. Tel: (21) 25373251. www.ayurveda.com.br

 

Recent Posts